sábado, 21 de agosto de 2010

Crítica Política

Um dia desses li uma reportagem na revista Newsweek sobre uma reviravolta realizada por um líder político no estado indiano de Bihar. Desejei que algo semelhante acontecesse no nosso País.
O estado de Bihar ,que fica no nordeste da Índia, era um dos mais miseráveis, violentos e corruptos daquele país. E, quando Nitish Kumar assumiu o Cargo de Chefe de Estado, as coisas começaram a mudar. O progresso advindo com a construção de estradas e pontes, além de outros investimentos em infraestrutura, não foi o único avanço.Como a corrupção era outro grande problema em Bihar, Kumar varreu o estado em busca dos chefões da máfia local e perseguiu-os até aprisioná-los quase em sua totalidade. Ele simplesmente desbaratou o crime organizado no lucrativo negócio da política.Hoje, o estado de Bihar é o segundo estado que mais cresce na Índia, e tem o segundo maior aquecimento economico no mundo, depois da China.
Com isso, fico imaginando: vocês  não acham que isso deveria ocorrer em nosso Brasil? Tudo bem, você pode argumentar que nossa nação vai indo de vento em pompa. Mas, responda me, se você puder: Por que a economia cresce enquanto os hospitais estão sucateados, as escolas sem professores ou estrutura? O país progride, mas, tudo permanece da mesma maneira: corrupção, violência e miséria (principalmente no Nordeste, onde 50% da população ainda vive abaixo da linha da pobreza). Como dizia Renato Russo:Que país é esse?
O mais engraçado é que a Constituição diz que "Todos são iguais perante a lei...", porém, os políticos daqui têm o que chamam de "imunidade parlamentar". Um recurso pífio que os protege de prisão ,caso eles cometam seus crimes de corrupção (ativa ou passiva). Como diz Boris Casoy: "Isso é uma vergonha!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário