Um dia desses li uma reportagem na revista
Newsweek sobre uma reviravolta realizada por um líder político no estado indiano de Bihar. Desejei que algo semelhante acontecesse no nosso País.
O estado de Bihar ,que fica no nordeste da Índia, era um dos mais miseráveis, violentos e corruptos daquele país. E, quando Nitish Kumar assumiu o Cargo de Chefe de Estado, as coisas começaram a mudar. O progresso advindo com a construção de estradas e pontes, além de outros investimentos em infraestrutura, não foi o único avanço.Como a corrupção era outro grande problema em Bihar, Kumar varreu o estado em busca dos chefões da máfia local e perseguiu-os até aprisioná-los quase em sua totalidade. Ele simplesmente desbaratou o crime organizado no lucrativo negócio da política.Hoje, o estado de Bihar é o segundo estado que mais cresce na Índia, e tem o segundo maior aquecimento economico no mundo, depois da China.
Com isso, fico imaginando: vocês não acham que isso deveria ocorrer em nosso Brasil? Tudo bem, você pode argumentar que nossa nação vai indo de vento em pompa. Mas, responda me, se você puder: Por que a economia cresce enquanto os hospitais estão sucateados, as escolas sem professores ou estrutura? O país progride, mas, tudo permanece da mesma maneira: corrupção, violência e miséria (principalmente no Nordeste, onde 50% da população ainda vive abaixo da linha da pobreza). Como dizia Renato Russo:Que país é esse?
O mais engraçado é que a Constituição diz que "Todos são iguais perante a lei...", porém, os políticos daqui têm o que chamam de "imunidade parlamentar". Um recurso pífio que os protege de prisão ,caso eles cometam seus crimes de corrupção (ativa ou passiva). Como diz Boris Casoy: "Isso é uma vergonha!"